terça-feira, 1 de junho de 2021

Um Homem Contra Wall Street

 Analise

No filme Um homem contra Wall Street o principal problema do protagonista nasce quando recebe a má notícia que a sua esposa tem tumores malignos os quais tem que receber um tratamento caro, e confiante ele diz à esposa que não há problema porque o seguro vai pagar pelo tratamento, mas depois o informam que há um limite que estão próximos a passar, daí a conta passa a ser dele, ele tem que pagar as despesas mas também seu dinheiro é pouco e acaba, ele usa do seu fundo de investimento, no qual ele também confiava mas também se decepcionou pois o dinheiro que tinha investido sumiu por causa da empresa na qual investia, continua com uma solução jurídica e procura um advogado que também não ajuda muito ele, novamente ele não vê bons resultados, sua esposa vendo a situação decide cometer suicidio para ajudá lo em seus problemas mas isso torna pior para o protagonista no sentido que ele perde a cordura e que se vingar de todos os envolvidos por piorar sua situação financeira e planejar um massacre para os corretores de bolsa.



Personagens

Decisões

Valor

Necessidade/
Condições

Jim Baxford

Matar os corretores de bolsa



Deixar o seu problema financeiro em mãos do advogado

Justiça social





Ordem social

Estabilidade

Justiça





Segurança

Rosie Baxford

Suicidio

Afetividade

Prazer(não sentir mais dor e sentir se tranquila) 

Afeto
Fisiológicas

Sean

Ajudar monetariamente o Jim

Afetividade

Afeto

Ian Marwood

Ignorar o Jim

Estabilidade

Éxito, prestigio, poder

Segurança
Afeto ou pertença

Freddy

Ignorar que o Jim esteja na cena do crime

Justiça social

Apoio Social

Justiça

Segurança

John Heard

Hacer trampa

Sobrevivência

Estabilidade

Éxito, prestigio, poder

Fisiológicas

Segurança
Afeto ou pertença

Frank

Ignorar que o Jim esteja na cena do crime

Justiça social

Apoio Social

Justiça

Segurança



Dilemas eticos 


Un dilema ético que se puede destacar, es la del doctor, frente al paciente, pues este debe de decidir si acarrear unos gastos o aceptar la deuda para salvar a una vida o dejar que el paciente muera.

No podemos decir cual sería una decisión correcta, puesto que el doctor está en su derecho de trabajar bajo remuneración ya que subsiste de su trabajo, pero del otro lado tenemos que la vida de su paciente está en juego.


4 comentários:

  1. Outro dilema enfrentado pela condição de saúde x lucro. A população dos EUA sofrem muito por não possuírem um sistema de saúde público. Os hospitais funcionam quase como empresas e os planos de saúde são contratos rígidos que nunca se flexibilizam para ajudar a população que chega a morrer por falta de assistência médica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você vê, Gustavo, quando prevalece a lógica do lucro (acima e antes de tudo) cria-se uma sociedade antiética ou pouco ética. Não se trata de um dilema ético, é um problema ético mesmo.

      Excluir
  2. Neste caso não é um dilema ético. Não se trata de duas decisões igualmente boas (ou igualmente ruins), embora distintas, o que caracterizaria o dilema. Claramente há uma situação pior que a outra, portanto, trata-se de um problema ético. A profissão médica envolve a vida, não se trata apenas de mera troca de serviços ou produtos e isso traz a ela maior responsabilidade. Além disso, alternativas poderiam ser pensadas para que a vida fosse salva e o médico remunerado, se houvesse interesse em buscar esse tipo de solução.

    ResponderExcluir
  3. Foi bacana vocês buscarem identificar os valores relacionados às escolhas dos personagens. Poderiam tê-los relacionado ao tipo de dilema ou problema enfrentado.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Um Homem Contra Wall Street

  Analise No filme Um homem contra Wall Street o principal problema do protagonista nasce quando recebe a má notícia que a sua esposa tem t...