domingo, 30 de maio de 2021

Blade Runner (1982)

 


Grupo

Bruno Oziel
Anton Simen
Andrew Hattori

Ficha Técnica

26 de julho de 1982 / 1h 57min / Ficção científica
Direção: Ridley Scott
Roteiro David Webb Peoples, Hampton Fancher
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
Título original Blade Runner

Resumo e Análise

O filme de ficção cientifica, Blade Runner – O Caçados de Androides (1982) de Ridley Scott, se passa em uma metrópole futurista (Los Angeles do ano 2019), que traz um mundo distópico que apresenta um embate entre a humanidade e a tecnologia, através de robôs com inteligência artificial. Além de abordar questões filosóficas sobre a vida, o tempo e as memórias.
Nessa metrópole futurista, onde uma superpopulação se amontoa em arranha-céus decadentes. Um detetive chamado Deckard, é convocado por seus superiores a realizar um último trabalho. Exterminar ("aposentar" é o termo técnico) quatro androides desertores, chamados de Replicantes, que fugiram à cidade após uma rebelião em um sistema estelar. O detalhe é que essa geração de androides - a NEXUS 6 - é o mais próximo que os humanos chegaram da perfeição robótica. Além de serem dotados de grande inteligência, agilidade e força física, os replicantes têm um objetivo a ser alcançado: A busca por mais tempo de vida.


Problemas e dilemas presentes na história:

Deckard sofrerá um dilema moral criado por seu envolvimento amoroso com uma de suas prováveis vítimas.

As soluções éticas apresentadas:

A solução que Deckard encontra é de não executar sua amada e viver ao seu lado até que sua vida chegue ao fim de forma natural, visto que os replicantes possuí um tempo de vida de 5 anos.

A relação entre os problemas/dilemas éticos e o funcionamento da Ciência:

O reconhecimento da humanidade é quase impossível em um mundo de sensações e memorias artificialmente fabricadas. No filme a replicante que Deckard se apaixona, tem dificuldade em acreditar em sua verdadeira identidade, pois as memorias implementadas nela tornam tudo tão real que a faz pensar que é uma humana.

Os valores dos personagens principais que os levaram às decisões tomadas:

O protagonista Deckard, um detetive solitário e caçador de androide, determinado a executar os replicantes desertores, tem sua vida poupada por um dos replicantes e a partir daí passar a ter uma nova visão sobre eles, o que contribui para ele renunciar ao seu trabalho e ir viver junto da replicante amada.

Um comentário:

  1. Esse texto trás uma reflexão sobre como promover a consciência moral além da humanidade. Em um contexto real, colocamos a raça humana como superior a todas as outras, desrespeitando e aniquilando muitas outras formas de vida, o que é um traço muito egocêntrico e já foi retratado em muitos outros filmes, séries, livros e etc.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Um Homem Contra Wall Street

  Analise No filme Um homem contra Wall Street o principal problema do protagonista nasce quando recebe a má notícia que a sua esposa tem t...